O ministro da Defesa José Múcio Monteiro disse ontem (10.02), no Roda Viva, que é preciso soltar os inocentes do 8 de Janeiro para pacificar o País.
Segundo o ministro, é preciso atribuir a responsabilidade da participação de cada pessoa no evento, o que não está acontecendo. Segundo ele, a política no Brasil está radicalizada e vive procurando culpados.
Múcio disse que os militares não participaram do evento. Ao contrário. Segundo ele, os militares impediram que uma coisa maior acontecesse.
Múcio também disse que pediu exoneração do cargo, mas acatou o pedido de Lula para que permanecesse no Ministério da Defesa. Entretanto, disse que não sabe se ficará até o fim deste ano.
Lembrou dos momentos difíceis que teve, no início, coma as Forças Armadas (FFAA) que não o recebiam e que só conseguiu acesso aos ministros militares a partir do apoio e intervenção de Bolsonaro.
Múcio também reclamou do fato do orçamento da Defesa ser menor que o orçamento do Judiciário, respectivamente 1,1% e 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB), e citou a proposta do senador Carlos Portinho (PL-RJ) que coloca um orçamento de 2% do PIN para a Defesa através de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Enfático quanto a situação de seu Ministério, Múcio falou: "NÓS NÃO TEMOS DINHEIRO PARA ABSOLUTAMENTE NADA".