Eluciana Iris Almeida Cardoso, 54 anos, é a responsável pelo vídeo onde ela constrange uma mulher que se negou a deixar uma criança sentar no seu assento no avião. Ao contrário do que foi especulado no começo, o vídeo não foi filmado, nem compartilhado pela mãe do menino, mas sim por Eluciana, que é advogada.
É a voz da profissional de Direito que aparece nas imagens constrangendo Jeniffer Castro, exigindo que ela deixe seu assento para que o menino possa sentar na janela do avião.
– Ela não quis trocar com a criança que está nervosa. Só porque não quer trocar de lugar. Perguntei se ela tem alguma síndrome, alguma coisa. Se ela tivesse algum problema, a gente entenderia. Você não tem empatia com as pessoas – diz a advogada no vídeo.
Após gravar, ela enviou as imagens para sua filha, Mary Cardoso, 24 anos, que fez a publicação no TikTok que viralizou e gerou essa grande repercussão para o caso.
Mesmo sendo advogada e com registro ativo na OAB, Eluciana usa as redes sociais para divulgar trabalhos ligados à nutrição e bem-estar. Segundo o Metrópoles, ela é filiada ao Podemos e disputou as eleições de 2018, sem ter sucesso. Em 2016, a mulher era filiada ao Cidadania (antes chamado de PPS) e tentou ser vereadora em Belo Horizonte.