A confirmação de seu falecimento se deu por meio de um comunicado oficial divulgado pelo perfil ‘Pro Monarquia’. “Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, que, hoje, dia 8 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja, Deus Nosso Senhor teve por bem chamar a Si“, diz a publicação.
Herdeiro do legado da família Imperial Brasileira, Dom Antônio deixa esposa, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança; filhos, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Rafael de Orleans e Bragança, e as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança; genro, James Spearman; e netos, Joaquim e Nicholas Spearman.
Em nota oficial, por meio do site da família Imperial, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, afirma está ‘profundamente consternado e a todos encarece orações em sufrágio da alma de seu dileto e sempre leal irmão’.
Nos comentários do comunicado, diversos monarquistas escreveram: “Que Deus conforte a família! Vida longa ao novo Príncipe Imperial, Dom Rafael “, disse um. “Perdemos um bom brasileiro“, comentou outro. “Deus conforte o coração da Princesa Dona Christine, filhos, demais familiares e amigos. O dever está cada vez mais próximo de sua alteza Dom Rafael. Colocamos nele a nossa esperança de restauração da monarquia brasileira“, comentou outra.
O Império no Brasil deixou de existir após o golpe de 1889, onde o país virou República. Em 1993, a família Imperial tentou voltar ao poder por meio de um plebiscito, mas acabaram perdendo uma votação nas urnas. Atualmente, os monarquista seguem querendo a volta do Império, mas a família Real ainda trata o assunto com cautela.
O atual chefe da Casa Imperial do Brasil é o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Ele assumiu o cargo em 15 de julho de 2022, após a morte do seu irmão, Dom Luiz de Orleans e Bragança.